0 Items

Conhecer Portugal é sempre uma tarefa muito rica, pois existem inúmeras maneiras de viajar pela história deste incrível país. Assim, uma das possibilidades para melhor conhecer Portugal, de maneira divertida, é através da cultura do Azulejo existente de norte a sul do país. Basta caminhar pelas ruas de cada uma das cidades portuguesas que você encontrará um “museu a céu aberto”, repletos de casarios decorados com azulejos.

A maioria dos locais a visitar está em bom estado de conservação, os quais representam um bocadinho da história de cada época. Certamente outra maneira é visitar as igrejas e palácios, onde encontraremos painéis de Azulejos lindíssimos, retratando senas bíblicas e religiosas. Nestes espaços, também poderá observar azulejos com imagens do quotidiano.

Em tempo de isolamento ao qual vivemos, estamos a tentar trazer um pouco da rua para a sua casa, além de algumas das imagens da nossa visita ao Museu do Azulejo.

 

Pelas Ruas De Lisboa

Conhecida como Cidade da Cerâmica, devido à grande utilização de azulejos nas edificações, certamente é fácil encontrar diversas aplicações dos Azulejos por Lisboa. Seja dentro de igrejas, em inúmeras casas, a decorar miradouros ou em palacetes, Lisboa esbanja desta arte secular.

Após a grande destruição de Lisboa, em função do terramoto de 1755, a Baixa (região entre o Terreiro do Paço e o Rossio – zona central e de forte comercio) foi reconstruída. Neste processo de reconstrução, foi utilizado edificações no Estilo Pombalino, todavia neste modelo não havia a aplicação dos azulejos nas Fachadas.

Foi no Século XIX que os proprietários dos imóveis começaram a aplicação dos azulejos nas fachada a fim de diferenciar as moradias com importância na organização social portuguesa.

Foto do Autor

Fachadas com Azulejo

 

Museu Nacional Do Azulejo

Para se ter ideia da importância do azulejo neste país, existe um Museu que conta a sua história, o Museu Nacional do Azulejo, localizado na cidade de Lisboa, na região de Xabregas. Local de fácil acesso, através de Autocarro que pode ser apanhado nas imediações da Estação de Santa Apolónia.

Fonte: https://www.hisour.com

Fachada do Museu Nacional do Azulejo

 

Instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor, este museu contará, através de diversos painéis, a história do Azulejo em Portugal. Tudo se inicia no século XV, com os azulejos Árabes, e se desenrola até os tempos atuais com as principais tendência do momento.

Fotos do Autor

Painéis de Azulejo

 

Para levar para sua casa um pouco da história de Portugal, retratada nos azulejos, você pode visitar o site da Abstract Flamingo, onde poderá fazer uma viagem no mundo do Azulejo Português, e escolher o teu padrão preferido!!!

 

Até o próximo tour!

*-*

 

 

0